O seu nome era Connery, Sean Connery


Na madrugada do dia 31 de outubro, enquanto dormia, desapareceu mais uma estrela que marcou de forma perene e incontornável o ecrã. Tinha 90 anos e devido à sua débil saúde há muito que se tinha afastado do ecrã. Passou os últimos anos da sua vida nas Bahamas e foi lá que faleceu.

Ícone do cinema e o primeiro a interpretar o famoso espião James Bond, para muitos Sir Sean Connery ficou como o mais carismático de todos os atores que participaram na saga de Bond, James Bond. No em 1963 voltaria ao cinema com “licença para matar” num total de 7 filmes. Desentendimentos com o produtor levaram-no a ceder o lugar a Roger Moore, mas a personagem deste agente secreto ficaria para sempre agarrada ao estilo deste escocês que fez uma carreia notável e cheia de êxitos depois de Bond.


007 Contra Goldfinger, de Guy Hamilton (1964)

Ao longo de décadas ele recebeu vários prémios de interpretação, incluído Óscar para melhor secundário pelo grande desempenho em “Os Intocáveis” (1987), de Brian de Palma.


Os Intocáveis, de Brian De Palma  (1987)

Outros personagens de destaque foram o William von Baskerville, em "O nome da rosa" (1986), adaptação da obra de Umberto Eco, e o professor Henry Jones no filme "Indiana Jones e a última cruzada" (1989), onde roubava protagonismo e charme ao Harrison Ford quando desempenhou o papel de pai de Indiana, o Dr. Henry Jones. 


O Nome da Rosa, de Jean Jacques Annaud (1986)



Indiana Jones e a Grande Cruzada, de Steven Spielberg (1989)


O ícone do cinema venceu o Globo de Ouro três vezes, o Bafta (prémio da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas) duas vezes e acumulou mais de 30 prémios durante a carreira. Em 2000, recebeu o título de Cavaleiro da Ordem Britânica da Rainha Isabel II.


Ordenação de Sean Connery como Cavaleiro da Ordem Britânica 

Sean Connery nasceu em 1930 em Edimburgo, e nada fazia prever que fosse ator. Na juventude para ganhar a vida foi distribuidor de leite porta a aporta, foi motorista de camião e até modelo nu para os alunos de Belas-Artes. Por essa altura foi praticante de culturismo ficando em terceiro lugar no concurso mister universo mais tarde seria ganho por Arnold Schwarzenegger.


Sean Connery também passou por Lisboa em 1990 para filmar o thriller policial “A casa da Russia”.


A Casa da Rússia, de Fred Schepisi (1990)

O mundo do cinema ficou mais pobre, hoje deixamos no nosso blogue a nossa singela homenagem a este grande ator.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atividades - 1º Período

“HOTEL ROYAL”

Sessões de Cinema Comentadas